\\ Pesquise no Blog

terça-feira, 2 de março de 2010

Dramatorgia.


Sala de ensaio. Atriz 1 sentada a uma mesa, munida de uma caneca de café, luminária e ESPERANDO GODOT Edição Cosac Naify. No chão, esparramam-se numerosos livros sobre teatro. A Atriz 2 surge na sua indumentária de inverno. Depois, quem surge é a Atriz 3, semelhante. Ambas vão sendo tomadas pelo processo cerebral de Atriz 1.


PRIMEIRO ATO
ATRIZ 1 – Nada a fazer. Estou quase acreditando. Fugi disso a vida toda. Dizia: Vladimir, seja razoável, você ainda não tentou de tudo. E retomava a luta.
ATRIZ 2 Veja só! Você, aqui, de volta.
ATRIZ 1 – Estou?
ATRIZ 2 – Que bom que voltou. Pensei que tivesse partido para sempre.
ATRIZ 1 – Eu também.
ATRIZ 2 – Temos que comemorar, mas como? Levante que lhe dou um abraço.
ATRIZ 1 – Daqui a pouco, daqui a pouco.
ATRIZ 2 – Pode-se saber onde o senhor passou a noite?
ATRIZ 1 – Numa vala.
ATRIZ 2 – Numa vala! Onde?
ATRIZ 1 – Logo ali.
ATRIZ 2 – E eles não bateram em você?
ATRIZ 1 – Bateram, mas não demais.
ATRIZ 2 – Os mesmos de sempre?
ATRIZ 1 – Os de sempre? Não sei.
ATRIZ 2 – Quando paro para pensar... Estes anos todos... Não fosse eu... O que teria sido de você...?
ATRIZ 1 Não seria mais que um motinho de ossos, neste exato momento, sem sombra de dúvida.
ATRIZ 2 – E daí?
ATRIZ 1 É demais para um homem só.
ATRIZ 2 Por outro lado, qual a vantagem de desanimar agora, é o que eu sempre digo.
ATRIZ 1 Deveríamos ter pensado nisso milênios atrás, em 1900.
ATRIZ 2 Chega.
ATRIZ 1 Ajude aqui a tirar esta porcaria.
ATRIZ 2 De mãos dadas, pular do alto da torre Eiffel, os primeiros da fila. Éramos gente distinta, naquele tempo. Agora é tarde demais. Não nos deixariam nem subir. O que você está fazendo?
ATRIZ 3 – Tirando minha bota. Nunca aconteceu com você?
ATRIZ 2 Sapatos a gente tira todos os dias, cansei de explicar. Por que você não me ouve?
ATRIZ 1 – Me ajude!
[...]

Uma primeira abordagem de Beckett sem suas rubricas. Sem suas rubricas. O texto está voando, ainda mais, ainda mais alto. Não sei se as quero de volta. Intuindo...