\\ Pesquise no Blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

BOICOTE

Para mim, nosso Godot, eh um estudo sobre BOICOTE.

E agora, falar sobre boicote, uma palavra tao perigosa...
Em ENSAIO. HAMLET, percebi um boicote em toda a ideia de Shakespeare que temos na cabeca. Sensacoes de estranhamento, uma resistencia inicial. Estao "boicotando" Hamlet??? Sim, acredito que sim, definitivamente sim, deliciosamente sim, ate que enfim SIM!!! No melhor dos sentidos, eles boicotam o tempo todo com todas as maneiras e formas de montar uma grande peca, e neste caso, porque nao boicotar??? Por que deveriamos mais uma vez assistir a mais uma dificil montagem dentro dos mesmos padroes??? Nao se trata de boicotar o autor, ou a peca, mas o publico, os criticos, atores e diretores e suas ideias pre estabelecidas, suas regras e conceitos.
Entao percebi um boicote positivo, um boicote que diminuiu a peca, nao no seu valor artisitico, mas a deixou mais proxima do publico, que entao pode experimentar outras sensacoes e indagacoes.

Outros boicotes aparecem em Hamlet, no texto de Shakespeare os personagens sao terrivelmente boicotados, todos eles. Mas essa e a tragedia.

E a nossa montagem de Godot, onde esta o boicote??? Acho que seria melhor dizer auto boicote, talvez auto sabotagem. Esperando Godot. Nada e feito para que Godot chegue, ninguem vai atras, nao se movem, tentam rir para tornar a espera menos angustiante, mas nao procuram Godot, somente esperam. Se querem tanto encontrar Godot, porque nao vao ate ele??? Sera que o querem encontrar??? Sera que mentem pra si proprios, ou so fingem um para o outro??? O que escondem as falas, o que sera que eles nao estao dizendo??? Porque desejam tanto mas nao modificam nada???

Quem espera sempre alcanca??? Um simples ditado popular, repetido tantas vezes sem muito pensar. Pois agora pensei. Duvido muito que alcance.