\\ Pesquise no Blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ensaio #9

Teatro Gláucio Gill - 21/04/2010 – 13h às 17h.
Diogo, Carolline, Flávia, Adassa, Fabíola e Leonardo Samarino.

picasso-la-espera-margot La Espera. Margot. Picasso (1901).

Ensaio riquíssimo. Fabíola nos levou a obra acima. Que ela conheceu pelo título A ESPERA. De Picasso. Chama-se MARGOT ou A ESPERA. Tem a ver com a Rainha Margot? Enfim… Voltamos a falar de GESTALT, mas ainda não pesquisamos muito sobre isso. Falei para as atrizes da conversa que tive com o Philippe sobre o LEITMOTIV do Wagner. E ficamos buscando os de GODOT. Falamos em “índice” e “jogo”. Flávia insistiu no esperar com dignidade. TEMPORALIDADES. O “vamos embora” é um chamar para o jogo, é um chamar que nos leve à resolução.

Apresentação das quatro encenações, exercícios, jogos, composições, enfim… Como descrever? Não registrei com a câmera. Uma mistura. As quatro apresentaram tudo junto. Uma proposta atrás da outra. Propostas riquíssimas. Sobre as quais foi possível atentar para alguns jogos que tenho certeza são capazes de sustentar/provocar esta encenação. Tentarei dispor algumas palavras soltas:

coro. palavras rodando na boca de todas elas. circulo. cadeiras em volta da mesa. os livros. a persistência. a tentativa não como encenação mas como tentativa. a tentativa como encenação. ai. fadiga. cansaço. 3:1. circularidade beckettiana convertida em circularidade do movimento um ir que vai e ir que volta. uma espiral. movimento parafuso da ada. eterno-retorno. simultaneidade. mexer no tempo e no espaço. não criá-los, porque já existem. mas maquiá-los, disfarçá-los, expor suas engrenagens. encaixe. ENCAIXE. o texto que havia sido tentado inúmeras vezes (como fala da personagem) só funcionou quando virou fala da atriz, quando ela se apoderou dele para reclamar às oturas atrizes sua condição de incompreensão. meta. teatro. APROPRIAÇÃO. psicanálise. coro/corifeu. coro\corifeu. coro|corifeu. sistema de rodízio. corifeu como objeto de desejo. coro como a indizível angústia, como aqueles que querem, precisam, mas não consegue se dizer, não conseguem se expressar. coro corifeu espacialmente. as meninas. velásquez. espelho. dividir estragon em duas partes (corpo e fala). dividir vladimir em duas atrizes (uma é corpo outra é fala). dividir um personagem em vladimir (fala) e estragon (corpo). jogo do texto (a fala está com quem tem a bota, a bola, enfim…). FUNK. FUNK! FUNK!!! rainhas. reverberação no outro. quando o diálogo está entre duas atrizes, uma outra responde, criando uma desestabilização naquilo que estava estabelecido. instaurar esferas múltiplas. trabalhar texto. jogo da bota. roubo. revista sobre intrateatro. ARIDEZ. pensar o cenário o figurino tudo aquilo que já foi gasto tentando fazer godot chegar ou a sua espera. TUDO JÁ FOI USADO SÓ FICARAM OS RESTOS (as atrizes). fazer ouro com sujeira. fazer estrelas com migalhos de pão. vou (…) embora eu ache que vocês…

fla.car.ada.bio.